28 de ago de 2009

9 atividades para ajudar a melhorar sua memória e concetração


Procurei muito essas atividades em português mas só achei traduzidas automáticamente então vou desenferrujar meu inglês e colocar as atividades pra melhorar a memória ;)

Você é capaz de lembrar uma quantidade enorme de fatos. Mas sua memória de curto prazo pode guardar somente uma quantidade limitada de coisas. Trabalhar a memória pode realmente ser o cerne da nossa inteligência. E não importa que tipo de educação tenhamos tido, todos podemos melhorar nossas capacidades mentais. Este artigo contém 9 atividades para ajudar a melhorar sua memória.

Atividade 1: COMER
Imagine que você comprou o carro dos seus sonhos. Mas ao invés de colocar gasolina no tanque, você abastece com diesel e eventualmente você joga um punhado de areia. Você provavelmente não ficará surpreso quando o carro não ir muito longe. Seu cérebro também precisa do combustível certo para dar o seu melhor. Tente manter uma dieta balanceada rica em omega-3, antioxidantes (brócolis, espinafre, morangos por exemplo). Eu também recomendo comer mais frequentemente, isso impede grandes taxas de açúcar no sangue, a maior fonte de energia para o nosso cérebro.

Atividade 2: LIGUE A MÚSICA
Psicólogos e cientístas tem pesquisado a conecção entre a música e o funcionamento da memória por muitos anos, muitos estudos tem provado que música, especialmente clássica, melhora o armazenamento e coleta de informações na memória humana.

Atividade 3: REDUZA O ESTRESSES
O estresses não prejudica o cérebro fisicamente, mas pode tornar o processo de lembrar coisas mais difícil. Mesmo o estresse temporário têm um efeito negativo no funcionamento da sua memória.

Atividade 4: PRESTE ATENÇÃO
Frequentemente falhamos em lembrar coisas, não porque nossa memória não é boa, mas pelo fato de não prestarmos atenção. Muitas pessoas se deparam com isso quando precisam lembrar o nome da alguém. Se você está comprometido a se lembrar das coisas, você será mais bem sucedido.

Atividade 5: AGRUPAMENTOS
É difícil manter uma lista de coisas aleatórias na sua cabeça, alguma vez você já esqueceu de comprar algo quando foi ao supermercado? Mas você pode tornar isso ser mais fácil. Se você pode lembrar que três das coisas que vai comprar são vegetais, você provavelmente também vai lembrar o que são.

Atividade 6: VOLTANDO NO TEMPO
Aqui está outro ótimo exercício mental. Primeiro de tudo, relaxe comfortávelmente em uma cadeira ou em sua cama. Quando você estiver bem relaxado, comece o exercício. Comece prestanto atenção mentalmente em você mesmo. Depois volte no tempo e pense em você andando no quarto. Continue voltando no tempo através da memória do seu dia. Cada vez que você faz isso, vai se tornando mais fácil, e você pode lembrar mais e mais detalhes.


Atividade 7: FORTALECA SUAS CONEXÕES NEURAIS
Esse exercício pode criar novas conexões neurais. Use o mouse do computador com a mão que você normalmente não usa. É difícil ser preciso em seus movimentos. Você poderia tentar alguns desses exercícios todos os dias. É importante treinar ser cérebro para aprender novas tarefas, especialmente processos que você nunca fez antes.
- Use sua mão oposta para escovar os dentes;
- Disque número no telefone e segure o controle remote;
- Desenhe simetricamente fazendo os mesmos movimentos com as duas mãos;

Atividade 8: INCLUA OUTROS SENTIDOS EM SUAS TAREFAS DIÁRIAS
- Vista-se com os olhos fechados;
- Lave seus cabelos com os olhos fechados;
- Use somente gestos visuais para se comunicar;
- Dirija de olhos fechados (brincadeira viu!!).

Atividade 9: CAMINHE
Caminhar é especialmente bom para o seu cérebro, porque faz com que seu sangue circule, o que resulta em oxigenação e energia chegando ao seu cérebro mais eficientemente. Como caminhar não é uma atividade muito intensa, suas pernas não irão usar extra oxigênio e açúcar do sangue. Caminhar pode tornar sua mente limpa e melhorar o funcionamento da sua memória.

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