20 de ago de 2009

матрёшка



Essa boneca eu ganhei de uma amiga da minha mãe, que foi pra Rússia, é uma matrioshka, matriochka ou matrioska (em russo матрёшка ou матрешка, Matryoshka) ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia (uma ótima lembrança tb para os turistas), são feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra tem origem no diminutivo do nome próprio Matryona (Matriarca).

A minha é pequena, tem só 5 peças, existem umas maiores com 6,7 peças. Eu tenho faz bastante tempo, uns 4 anos, sou apaixonada e ultimamente tenho visto cada vez mais as matrioshkas estampadas em roupas e sacolas de algumas lojas.

Um comentário:

Luis Serafim disse...

adorei o post tbm adoro a boneca, tem uma cliente e amiga minha q fez o tcc da facu com esa boneca ficou mara..hehe..bjus