9 de set de 2009

A importância da sobrancelha...


A sobrancelha com certeza tem papel fundamental na expressão de uma pessoa, elas emolduram o olhar. Se sua sobrancelha estiver destoando do seu rosto, grossa demais, fina demais ou "suja" (com excesso de pêlos, sem desenho) pode tirar o glamour do seu olhar, de sua expressão. Sobrancelhas muito grossas e com fios desalinhados além de dar a impressão de desleixo, deixam o olhar fechado, desvalorizando o rosto. Por outro lado, as sobrancelhas muito fininhas ficaram no passado, deixam a mulher com cara de sono (sério mesmo!!! deixa crescer essa sobrancelha!). Portanto, tirar demais ou de menos, pode fazer toda a diferença, quando o assunto é sobrancelha. Uma sobrancelha bem desenhada é capaz de levantar e até rejuvenescer a face.


Um outro probleminha que pode estragar a sobrancelha é ela ser muito rala e muuuito clarinha (meuu caso). Mas para isso existem milhares de soluções em maquiagem, tinturas como hena ou até mesmo maquiagem definitiva.
A regra é:

  •  Rosto redondo: sobrancelhas suaves e menos espessas;
  •  Rosto comprido: mais grossas;
  •  Rosto fino: levemente arredondadas , com um ângulo menor.

A sobrancelha deve estar o mais próxima do natural, apenas limpa e levemente desenhada
Tire apenas os pêlos que crescem pelas pálpebras e os que crescem entre as sobrancelhas, pois estes deixam a fisionomia pesada.Os fios mais longos, que cismam em ficar espetados, devem ser cortados com uma tesourinha.Para evitar que os fios fiquem espetados, é preciso penteá-los diariamente. O uso do rímel incolor ou um pouco de gel ajudam.Os fios brancos ou muito claros , que dão a impressão de pouca sobrancelha, devem ser tingidos em um tom mais escuro que o cabelo. As falhas devem ser preenchidas com lápis ou com sombra esfumada.

Para tirar a sobrancelha, deve-se seguir o modelo abaixo. Use um lápis bege ou branco e desenhe os traços baseados nos pontos marcados pelas 3 retas A, B e C.
A. Canto do nariz com canto interno do olho



B. Canto do nariz com a íris



C. Canto do nariz com canto externo do olho



Olhem só trechos que tirei da Boa Forma:

1. Sobrancelhas bem desenhadas:

Os maquiadores dizem que sobrancelhas bem tiradas são meio caminho andado para um make lindo. “Elas agora estão mais naturais”, conta Olívia Tartufari, maquiadora do salão Amica, em São Paulo. “Isso só facilita a vida, pois não existe a sobrancelha da moda, mas o formato que vai valorizar cada mulher”, fala Jayme Vasconcellos, maquiador do Studio W, em São Paulo. Por isso, duvide de designer de sobrancelhas, maquiador, esteticista ou até manicure que queira radicalizar o seu visual. “Se você olhar bem, o desenho já está lá. Basta limpar o excesso. Quando se mexe demais, descaracteriza-se a personalidade”, acredita Helio Marcondes, maquiador do salão Franck Provost, em São Paulo.



2. A sobrancelha ideal:

É claro que entram na jogada algumas regras: sobrancelhas mais triangulares combinam com rosto arredondado. Já um maxilar anguloso é suavizado com linhas retas. E o seu estilo também conta. Por exemplo, um tipo sensual pode cair no vulgar se arquear demais o formato. Ou quem tem olhos pequenos ou pálpebras caídas pode se beneficiar com um arco um pouco mais alto. Um truque bacana para achar a sobrancelha que combina com você é “apagar” os pelos que estão sobrando com um lápis corretivo na cor da pele. Experimente diversos desenhos antes de encarar a pinça (em casa ou com um profissional) porque, sim, é verdade, ao remover o pelo repetidamente, ele para de crescer. Foi o que aconteceu com você? Lance mãos dos cosméticos e acessórios para corrigir falhas, destacar o desenho ou alinhar o traçado das suas sobrancelhas.



3. Truques:

Duo Perfect para Sobrancelhas, Contém 1g, 48 reais. São duas cores de sombra nos tons de marrom. A mais escura deixa o desenho mais marcado e a clara garante um ar natural. Destaca os pelos ou preenche eventuais falhas com a ajuda do pincel chanfrado, que vem na caixinha.

Lápis para Sobrancelhas, Castanho, Payot, 12 reais. O lápis macio, na cor marrom, imita os traços dos fios. Na tampa, uma escovinha para dar acabamento.


Solução para sobrancelhas, O Boticário, R$ 36. De um lado o gel fixador que molda os fios e do outro um creme definidor que corrige eventuais falhas.



4. Banho de hena

Assim como a tintura, a hena serve para clarear ou escurecer os pelos, só que temporariamente. Mas também dá mais intensidade ao desenho delas. “Esse tipo de tinta tinge o fio e a pele por baixo dele, formando uma espécie de sombra. Isso disfarça pequenas falhas e beneficia quem tem pelo muito claro, ralo ou espaçado”, explica Helio Marcondes. “Usamos uma hena própria para a região. O resultado é bem natural e dura cerca de 15 dias”, diz Olívia Tartufari. Custa cerca de 60 reais.



5. Implante

O implante de cabelo para tratar a calvície também pode ser feito na região das sobrancelhas. É um procedimento cirúrgico indicado para quem sofre com a falta severa de fios. “Retiramos os fios do couro cabeludo que são transplantados na direção e posição corretas para garantir o desenho das sobrancelhas”, explica Maria Angélica Muricy, dermatologista da Clínica Muricy, em Curitiba. Esses pelos caem depois da operação e, após três meses, voltam a crescer de forma defi nitiva. “A paciente terá que aparar o pelo a cada 15 dias, pois a velocidade de crescimento dele será maior”, avisa Maria Angélica. A cirurgia custa de 6 a 15 mil reais


Poséé... lembrei de umas sobrancelhas famosas e logo veio a Malu Mader na cabeça.. A sobrancelha dela apesar de ser beem natural e ser tendência e tals.. me causa um pouco de arrepios. Mas combina com ela, tem personalidade e é marca registrada. O negócio é encarar o que se tem. Não adianta querer ter uma sobrancelha bem desenhada que não combina nada com seu rosto, seu cabelo e/ou seu tipo físico.


Alguns anos atrás eu achava a sobrancelha da Ana Paula Arósio muito grossa. Mas ao longo do tempo o perfil de sobrancelha foi mudando e atualmente a sobrancelha da Ana Paula Arósio me encanta. Primeiro porque é muito natural e segundo porque (batendo de novo na tecla) combina com ela.

A sobrancelha da Juliana Paes aumentou um pouco, acredito que por causa da novela Caminho das Índias, eu super aprovei! Nas fotos abaixo dá de comparar:



A Anne Hathaway tem uma sobrancelha linda, mas vou usar ela pra falar dos tais dois tons a mais que o cabelo. No filme Alice in Wonderland ela aparece com a sobrancelha muuuito mais escura que o cabelo, pra não dizer com a cor oposta neh! Isso é só pra enfatizar que tem que tomar cuidado com a cor da sobrancelha...



Mais umas sobrancelhas de peso... Eva Mendes:

Megan Fox:



Sienna Miller ( Vogue 2007 - sobrancelha grossa e mais escura, início de tendência)

Um comentário:

Frankie disse...

Oi! adorei a reportagem. e de todas acho que a da Megan Fox é a que mais me fascina. Vou usar as dicas e vou revitalizar a minha sobrancelha agora mesmo.
Obrigada!!!!