8 de set de 2009

AS ESTRIAS - Verdades e Mentiras




As estrias aparecem quando engordamos ou crescemos. Verdade:
Se você esticar um elástico além de seu limite máximo, ele se rompe. É exatamente o que ocorre com as fibras elásticas da pele. O crescimento é maior do que a pele pode suportar, surgindo as listras.

Refrigerante causa estria. Mentira: Refrigerante pode contribuir com o aumento de peso, o que pode gerar o aparecimento das estrias. Mas não existe nenhuma ligação direta entre os dois.

Estrias são cicatrizes da pele: Verdade: A estria nada mais é do que a ruptura de fibras elásticas, o que leva a uma cicatriz atrófica (sem a costura feita a partir de pontos).

Roupas apertadas causam estrias: Mentira: A roupa apertada não é capaz de romper as fibras da pele, problema que causa as estrias. Nem a história que calcinhas de tira colaboram com o aparecimento das estrias é verdadeira. As roupas não possuem nenhum poder no que diz respeito à formação dessas cicatrizes.

Há tratamentos que fazem as estrias desaparecerem: Mentira: A única coisa que conseguimos fazer é deixar as marcas menos visíveis, usando cremes ou aplicações de laser. A melhor solução sempre é prevenir.

Estrias escuras são mais fáceis de tratar: Verdade Estrias escuras são cicatrizes que ainda não estão totalmente formadas (as fibras romperam e o vermelho indica que há sangue circulando fora dos vasos). Mas, é importante procurar um tratamento assim que elas apareçam, caso contrário, a dificuldade será a mesma.

Pele desidratada é sinal de formação de estrias: Mentira Quando a pele está desidratada ela fica com um aspecto feio e isso pode colaborar para que as estrias fiquem ainda mais aparentes. Mas de nenhuma forma isso interfere na ruptura das fibras.

Peeling ajuda a suavizar as estrias: Verdade Os peelings químicos possuem uma formulação que provoca uma leve esfoliação na pele. Essa ação estimula a microcirculação da região afetada e forma novas fibras de colágeno, que ajudam a suavizar as marcas já existentes.

Uma alimentação balanceada ajuda no combate as estrias: Verdade Uma alimentação saudável é sinal de corpo em forma e o principal responsável pelo aparecimento das estrias é o ganho acelerado de peso.

Grávidas têm mais chance de formar estrias: Verdade Como a pele estica muito, principalmente na região dos seios e barriga, é possível que aconteça uma ruptura das fibras. O ideal é usar cremes de prevenção e não engordar além do limites da gravidez.

Nenhum comentário: