29 de jun de 2011

Intolerantes à Lactose: Probióticos, Queijos e Receitas!

Faz uns dias estava conversando com uma amiga, que tb tem IL, e ela me disse que podemos comer Activia e Yakult. Fiquei intrigada, mas fui descobrir o motivo. O motivo eu descobri aqui: O uso de probióticos para intolerantes à lactose. Resumindo, probióticos são "bactérias do bem" que ajudam na prevenção de doenças e também na digestão da lactose. Alguns alimentos contendo probióticos são os seguintes: Yakult, Yakult 40, Yakult Sofyl, Activia, Ninho Soleil, etc. Para vc saber se um alimento contém probióticos, observe se contém Lactobacilos (ou Lactobacillus) ou Bifidobactérias em sua composição.
Porém, ainda assim possuem certa quantidade de lactose, então antes de sair comendo uma bandeja inteira de iogurte, é necessário primeiro descobrir qual sua dose de tolerância, coma um e veja como se sente ok!


Uma marca que produz queijos fez um estudo identificando o teor de lactose a cada 100g de produto, a produtora é a Balkis, e a pesquisa está nesse link: A Intolerância à Lactose. Já que podemos ingerir cerca de 12g/dia seria muito bom se os fabricantes de alimentos disponibilizassem nas tabelas nutricionais, o teor de lactose daquele alimento segundo porção especificada.

Segundo a Balkis, podemos comer tranquilos: Queijos Minas Padrão, queijo prato, mussarela, e muitos outros mais! Eles recomendam um site que eu sempre entro tb, que é o Sem Lactose.

Outro blog que tenho frequentado bastante é O Diário de Receitas Sem Lactose, muito legal, bem ilustrado, bem explicado com muitas receitas deliciosas para nós IL, agora há um novo quadro que chama "Comendo Fora", com dicas de lugares que servem alimentos para IL e também alguns pratos que podemos comer em restaurantes, o legal é que ela fala de franquias, ou seja, restaurantes que podem ter perto de nossas cidades, ou mesmo na cidade onde vivemos.

Bolo de Castanhas com recheio de Baba de Moça e Cobertura de Merengue Italiano Sem Lactose!

Um comentário:

Monalisa disse...

Oi Anna, td bem?
Ai que saudade do Yakult! rsrs Minha IL é nível 1000, nem um yakultizinho consigo tomar acredita? mas conheço muitas pessoas que não tem problemas com ele e nem com iogurtes de um modo geral.
Ainda não provei os queijos da Balkis, por enquanto consumo somente os da Casa da Ovelha, que adoro! A Tirolez também disponibiliza uma listagem (deve ser solicitada por e-mail para o atendimento ao cliente), há vários tipos de queijos sem lactose ou com uma quantidade mínima! Ainda bem que temos opções né? ficar só no tofu não dá não! rsrs
Muito Obrigada por ter citado o blog, fiquei muito feliz! =) Grande Beijo e Bom final de semana!